terça-feira, 1 de maio de 2012

Ministério de Cuidado Comunitário

Portas abertas para a comunidade.


Desde seu surgimento em 1865, o Exército de Salvação trabalha com comunidade e as suas demandas sociais, sendo organizado, nas suas unidades eclesiásticas em diversos departamentos visando abarcar todas as áreas da vida do ser humano. Todos esses departamentos tem com proposta viver com a comunidade.

Em Niterói o Exército de Salvação atua desde 1922. Na área social, nas unidades eclesiásticas da organização, há um departamento responsável por essa área, que por muitos anos foi chamado de Liga de Misericórdia.

Tendo passado por uma reestruturação de âmbito internacional, em 2004 passou a se chamar de Ministério de Cuidado Comunitário, ou como é mais conhecido, MCC.

Com essa nova configuração, o MCC teve seu início no ano de 2008 com o Projeto Portas Abertas, que se sensibilizou com os profissionais do sexo que exerciam suas atividades ao redor da sede. O inicio contou com 14 voluntários.

No decorrer dos anos também foram desenvolvidas outras ações e projetos, como por exemplo, equipes de emergência, que se envolveram no Morro do Bumba e em Teresópolis, grupos comunitários de futebol e música, recreação, ações assistenciais, alfabetização de adultos e mobilização, treinamento e participação no projetos esportivos, como o Kids Games.

Todas as ações tem por princípio serem construídas e desenvolvidas coletivamente, o que normalmente torna o processo mais moroso, mas sustentável, e tem como ponto de partida treinamento dos voluntários e apoiadores.

As novas iniciativas que vão nascendo partem da observação das necessidades comunitárias, vocações, competências e habilidades de seus voluntários, bem como da demanda espontânea da comunidade.

Nossos voluntários são pessoas da comunidade ou do entorno, membros ou não do Exército de Salvação de Niterói.

Todos que quiserem participar das ações do MCC, independente de credo, sexo, raça, religião, podem se integrar ao grupo.

O Brasil é hoje uma grande economia mundial, no entanto recursos destinados às ações sócio-comunitárias são escassos e passam por trâmites demasiadamente complicados, sendo o acesso dificultado para iniciativas comunitárias locais de pequeno porte, com motivação religiosa e/ou atrelados a organizações internacionais, como o Exército de Salvação nas três hipóteses.

Além do desafio financeiro, também são enfrentados outras dificuldades, como a mobilização permanente de pessoas, que pela falta de recursos financeiros requer militância voluntária.

Para tentar driblar estas dificuldades estão sendo planejadas algumas ações.

A primeira semana de agosto é denominada a “Semana do MCC”, quando são mostradas em reunião pública, na unidade de Niterói do Exército de Salvação, as ações desenvolvidas e depoimentos de participantes e das pessoas que envolvidas com nossas ações, sensibilizando outros a se engajarem.

Também está sendo implementado o Projeto Missionário de Carteirinha, que visa captar recursos de pessoas que se identificam com as ações desenvolvidas e querem ser parte delas.

Dessa forma, apesar desses desafios, o trabalho tem se auto sustentado e tem obtido bons frutos, desde sua fundação. 

O que motiva este departamento a trabalhar por tantos anos de forma voluntária e sem recursos?

Todo o trabalho desenvolvido faz parte da construção de um mundo melhor. Fazer a diferença para que o mundo seja diferente! Um mundo melhor através da nossa fé cristã na prática!

As ações do MCC, assim como a filosofia do Exército de Salvação, não fazem qualquer distinção, seja de raça, credo, sexo, religião, ou qualquer outra.”

Certamente pode-se dizer que são 5 anos de missão bem sucedida!









Exército de Salvação - Corpo de Niterói 

Rua Visconde de Itaboraí, 357 - Centro Niterói - RJ - Telefone: (21) 2620-1702

Nenhum comentário:

Postar um comentário